segunda-feira, junho 12, 2006

Missão Impossível III


Estilo às vezes se percebe nos detalhes.

Tem uma cena em Missão: Impossível 3 (Mission: Impossible III, 2006) que diz muito do tipo de marca que o diretor J.J. Abrams, criador das telesséries Alias e Lost, procura imprimir neste seu primeiro projeto de cinema.

O agente Ethan Hunt (Tom Cruise) está amarrado e amordaçado numa maca. Três oficiais o vigiam em um elevador. Todo mundo já sabe que Ethan os derrubará. Coadjuvantes anônimos desse tipo contam apenas no saldo de mortos, afinal. Mas a câmera se ocupa de "apresentá-los": seguindo em zigue-zague dentro do elevador, de close em close, sem cortes, dando um rosto a cada um dos três. É como se Abrams se importasse com eles, segundos antes de autorizar o trucidamento.

No primeiro filme da série, de 1996, Brian De Palma fez o que sabe melhor: um jogo de ilusão com aquilo que nossos olhos acreditam ser a verdade.John Woo reproduziu no segundo, de 2000, os tiques que o consagraram no gênero da ação, duelos a balas em câmera lenta, especialmente.

Que tipo de assinatura Abrams quer para si? Um Missão: Impossível mais humano, capaz de dar uma identidade e uma personalidade ao leque de pessoas que atravessarão a tela entre uma explosão e outra - ainda que esse "humano" seja tão fugaz quanto uma troca de olhares cúmplices antes que uma cápsula de nitroglicerina imploda o cérebro do sujeito. Um sentimentalismo muito do esperto: comova primeiro, atire depois. Você provavelmente conhece a fórmula. É a receita de Alias e, principalmente, a fórmula de Lost.

Deve ser por isso que ao final do filme (fui assistir com minha namorada e mais 2 casais de amigos) que TODOS gostaram muito do filme e eu em particular, fiquei decepcionado. Esperava mais, mais coisas impossíveis que só o Ethan Hunt podem fazer por você, mais tiros pra tudo quanto é lado, duelos de motocicletas em alta velocidade, entre outras coisas.

Não que o filme seja ruim ou que não valha a pena ir assistí-lo, não, muito pelo contrário, vale a pena sim, está muito bem feito e muito bem idealizado, mas é que eu particularmente fui ao cinema com uma expectativa que veio crescendo de Brian De Palma e passou por John Woo.

Nesse episódio o agente Ethan Hunt precisa retornar ao trabalho de campo e montar uma nova equipe, com o objetivo de combater um perigoso negociante de armas e tem como primeira missão o resgate de sua ex-trainee e nova parceira, Lindsay (Keri Russell) das mãos do perigoso Owen Davian (Philip Seymour Hoffman).

Curiosidades
- Inicialmente o diretor de Missão Impossível 3 seria David Fincher, que deixou o projeto para dirigir Os Reis de Dogtown (2005). Posteriormente Fincher também desistiu de dirigir este filme.
- Após a saída de David Fincher, Tom Cruise convidou Joe Carnahan para dirigir Missão Impossível 3. O convite ocorreu devido ao trabalho de Carnahan em Narc (2002), também produzido por Cruise. Carnahan aceitou o convite, mas abandonou o projeto apenas um mês antes do início de suas filmagens, em agosto de 2004. O motivo alegado foi que havia diferenças criativas com os produtores.
- Com a saída de Joe Carnahan a produção de Missão Impossível 3 foi adiada em um ano, para encontrar um novo diretor e planejar o filme. Com isso Tom Cruise adiantou outro projeto que tinha, a refilmagem de Guerra dos Mundos, que inicialmente pretendia rodar apenas em 2006.
- O nome de J.J. Abrams para dirigir Missão Impossível 3 foi sugerido por Tom Cruise após assistir em DVD alguns episódios por ele dirigidos para a série "Alias", uma de suas criações para a TV americana.
- A atriz Carrie-Anne Moss recebeu uma proposta para atuar em Missão Impossível 3, sendo indicada pelo próprio Tom Cruise após conferir seu trabalho em Suspeito Zero (2004), filme que também produziu. Porém quando Joe Carnahan deixou o projeto e J.J. Abrams assumiu em seu lugar a personagem que seria de Moss foi retirada do roteiro.
- A atriz Thandie Newton recebeu uma proposta para reprisar sua personagem do 2º filme, Nyah Nordoff Hall, mas a recusou por querer dedicar mais tempo à família. Sua personagem foi então modificada para a que seria de Carrie-Anne Moss, que terminou ficando de fora do roteiro.
- Inicialmente seria Kenneth Branagh o vilão de Missão Impossível 3, mas devido aos adiamentos das filmagens ele preferiu deixar o projeto para atuar em As You Like It (2006).
- Scarlett Johansson chegou a acertar sua presença em Missão Impossível 3, mas os atrasos nas filmagens a fizeram deixar o projeto. Em seu lugar foi contratada Keri Russell.
- Kelly Brook e Ricky Gervais estiveram cotados para integrar o elenco.
- Precedido por Missão Impossível (1996) e Missão Impossível 2 (2000). O primeiro, lançado em 1996, lucrou 456 milhões de dólares o segundo, de 2000, arrecadou nas bilheterias mundiais 546 milhões de dólares.
- O orçamento de Missão Impossível 3 foi de US$ 150 milhões.